Páginas

domingo, 13 de novembro de 2011

Maquete Meio Ambiente

Na escola que eu trabalho, teve a feira de Ciências e o tema para esse ano foi Sustentabilidade. Diversos trabalhos foram expostos, desde brinquedos confeccionados com sucatas, como algumas oficinas de papel machê e bala. Com as crianças da minha sala, trabalhei sobre a poluição do meio ambiente. Fizemos pesquisas, assistimos um vídeo que mostrava bem as consequências da poluição, passeamos pelas ruas do bairro para observarmos se as pessoas se preocupam com a coleta do lixo, entre outras coisas. E para a exposição na feira, fiz duas maquetes representando dois tipos de ambiente, e deixei a pergunta para que eles pudessem refletir e escolher o que eles achavam melhor para eles e para o planeta. Claro que todos responderam que queriam um "mundo limpo"!!!

E você, em que mundo prefere viver??!!

A primeira maquete representa o ambiente limpo, no qual as pessoas se preocupam em fazer a coleta seletiva do lixo, cuidando realmente do planeta em que vivem.

















Aqui a maquete representando um ambiente poluído, no qual as pessoas não se preocupam com a coleta seletiva do lixo e agridem o meio ambiente poluindo rios, mares, ruas, locais públicos, etc...















As maquetes fizeram o maior sucesso!! As crianças levavam os pais para mostrar o trabalho e ficavam explicando sobre o que aprenderam (uns fofos!!!!). Eles me ajudaram a colar os palitos nas casinhas de palafitas. São tão pequeninos, mas tão espertos e organizados. Resolvi fazer a casinha de palafitas, aproveitando a sequência de atividades que estou desenvolvendo sobre os contos de fadas, e como estamos trabalhando a história dos Três Porquinhos, então estamos aprendendo sobre as moradias. Aproveitei a história para trabalhar as moradias, higiene, valores e o meio ambiente. Eles estão amando!!
Aqui algumas fotos deles me ajudando com a colagem dos palitos nas caixas de papelão...








E você, gostou??!! Eu adorei!!!
bjssss
Elisa